Joinville testa Plano de Contingência em simulado para situações de enchentes e deslizamentos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Exercício terá Gabinete de Crise, bases de comando, abrigos e mobilização de recursos como parte de uma operação de grande magnitude

No dia 21 de agosto (sexta-feira), a Prefeitura de Joinville, por meio da Defesa Civil, vai realizar um exercício simulado para resposta a enxurradas, inundações e deslizamentos.

O objetivo da atividade é exercitar a atuação integrada entre órgãos municipais, forças de segurança, concessionárias, instituições parceiras e a comunidade, e avaliar a capacidade de resposta do município diante de um desastre de grande magnitude, conforme estabelecido pelo Plano de Contingência (Plancon) de Joinville.

“Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Joinville como forma de preparar a cidade para possíveis consequências do El Niño. O simulado marca a conclusão do trabalho de revisão e ajustes do nosso Plano de Contingência, o Plancon”, detalha a prefeita Rejane Gambin.

O exercício prático será realizado em vários locais do município e terá como cenário uma situação extrema envolvendo alagamentos, inundações, deslizamentos e danos à infraestrutura urbana causada por dias subsequentes de chuvas persistentes e volumosas.

“Será um simulado de grande magnitude para que possamos testar toda a capacidade das secretarias municipais e das forças de segurança bem como o nosso planejamento enquanto Defesa Civil”, afirma Jairo Machado, gerente da Defesa Civil de Joinville.

As operações terão como ponto de partida a elevação do Plancon para o nível roxo, estabelecido quando a capacidade de resposta do município é ultrapassada, sendo necessária a mobilização de recursos adicionais.

A partir daí, o simulado inicia uma sequência de etapas operacionais. As ações contemplam a instalação de Gabinete de Crise, ativação de bases de comando avançado, central de recursos adicionais e centro logístico, atendimento a ocorrências, abertura de refúgios e abrigos e restabelecimento operacional até a fase de desmobilização.

Mesmo se tratando de uma atividade simulada, no dia 21 vai ser comum a circulação intensa de viaturas e equipes que trabalham com resgate e salvamento. O objetivo é que os profissionais realizem as atividades como se a situação realmente exigisse aquela resposta. Desta forma, a orientação é que a população comece a ser informada sobre a realização do simulado para que não seja surpreendida durante a ação.

Defesa Civil de Joinville realiza simulado de desastre com mais de 100 pessoas Anterior

Defesa Civil de Joinville realiza simulado de desastre com mais de 100 pessoas

Blitz do GAOP em Joinville registra 25 infrações e 11 recusas ao bafômetro Próximo

Blitz do GAOP em Joinville registra 25 infrações e 11 recusas ao bafômetro

Deixe seu comentário